Margot Robbie, Cathy Yan, Christina Hodson e a designer Erin Benach conversaram com a Entertainment Weekly sobre Aves de Rapina e seu roteiro, guarda roupa, classificação e mais. Confira:

Durante uma das sequências de luta de Aves de Rapina, Harley Quinn (Margot Robbie) identifica a vulnerabilidade de uma colega de equipe e providencia uma assistência crítica – ao emprestá-la um prendedor de cabelo.

Esse pequeno ato de irmandade é tão familiar no contexto diário quanto surpreendente no Universo Estendido da DC. É somente um dos muitos jeitos que Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa) difere dos filmes anteriores de super-heróis: Não somente o elenco principal é composto só de mulheres, o filme foi feito por elas, também. ”Temos mais mulheres na frente e por trás das câmeras do que em qualquer filme que eu já trabalhei, o que é muito incrível,” diz Robbie, que também produziu o filme. ”Foi uma decisão parcialmente consciente, mas também parecia a escolha certa e orgânica a se fazer.”

A diretora Cathy Yan (Dead Pigs) subverte as expectativas para um filme de super-heróis, em parte ao criar ”uma qualidade tátil mais fundamentada,” para seu filme em resposta ”aos outros filmes do gênero, nos quais pode ficar muito elegante.” A história, também, não é uma batalha nobre entre o bem e o mal, mas baseado no sentimento humano deprimente. ”Harley nunca está salvando o mundo sem motivo,” diz a roteirista Christina Hodson. ”Sempre há algo complicado, bagunçado, constrangedor e com caráter por trás disso.”

As emoções mais bagunçadas – e mais universais – começam esse novo capítulo: um término. O término da Harley com o Coringa (interpretado por Jared Leto no DCEU, onde foi visto por último em Esquadrão Suicida) a deixa com o coração partido e se perguntando quem ela é sem ele. ”Eu acho que todos, em relacionamentos, algumas vezes silenciamos partes de nós mesmos,” Hodson diz. Após o término, ”é Harley Quinn em toda sua glória.”

Após um rompimento muito público e simbólico de laços emocionais com o Sr. C (dica: envolve uma explosão gigante), Harley se torna um alvo para todos os vilões de Gotham que a deixaram em paz com a proteção dele. Entre eles, está o sádico criminoso Máscara Negra (Ewan McGregor), que exige, como reparação por suas muitas injustiças, que ela leve a adolescente Cassandra Cain (Ella Jay Basco), uma ladra que roubou o bolso errado. Enquanto isso, a cantora de boate Canário Negro (Jurnee Smollett-Bell), a policial insatisfeita Renee Montoya (Rosie Perez), e a misteriosa vigilante Caçadora (Mary Elizabeth Winstead) possuem sua própria briga com o Máscara Negra. Quando o caminho das quatro mulheres se cruzam, elas juntam suas forças para proteger Cassandra do vilão.

Esse novo grupo de garotas não é ”uma irmandade de elite perfeita” de heroínas poderosas, Yan diz, que olhou para a ”mistura heterogênea de mulheres” em Missão Madrinha de Casamento como referência. ”Elas ainda são inspiradoras e legais, mas as personagens foram desenhadas para serem mulheres com defeitos,” ela diz sobre as Aves. Nada incorpora esse equilíbrio de relacionável e ambicioso, assim como a abordagem do filme ser fundamentada e intensificada, tão bem como os figurinos da designer Erin Benach, que criou o guarda roupa de uma perspectiva feminina em primeira pessoa: ”Nos meus sonhos mais loucos, como eu gostaria que eu e meu grupo de amigas estivéssemos vestidas para chutar umas bundas?”

Com essa ênfase em gosto pessoal, alegria e conforto, Benach misturou o estilo de rua, alta moda, e – é claro – a DC Comics ao vestir as Aves. ”Eu nunca vi isso antes, esse nível de entendimento da moda da época em um filme de super-herói,” Yan diz. ”Pensamos que foi um jeito muito interessante de falar com as mulheres sem ser evidente. Apenas dizendo, ‘Estamos com você,’ sabe?”

Uma das peças de parar o trânsito é um vestido da Canário Negro, feito de malha grossa em uma referência às meias arrastão que são marca registrada da personagem. ”Eu literalmente desenhei na Jurnee,” Benach diz. ”Foi um desses momentos orgânicos.” Yan cita o short jeans de cintura alta da Harley, que ficou no lugar do short menor e menos usável, como uma peça que ”pode falar com as mulheres agora.”

Em um movimento muito revelador, Harley joga fora seu pingente com um “J” e usa uma coleção de correntes pesadas em seu pescoço ao longo do filme (os fãs podem até conseguir peças do novo item da Harley na coleção de jóias de Benach, Billie Valentine). A designer abraçou a ”vibe de anarquia punk-rock” da personagem e também sua natureza DIY, como uma jaqueta volumosa feita parcialmente com tiras de fita isolante. ”Ela pode ter retirado a fita isolante de uma cena de crime, cortado ela mesma, e então fez isso,” Benach diz.

Com o guarda roupa expressivo da Harley e narração singular, Aves de Rapina faz de sua personagem historicamente hipersexualizada, recém emancipada, seu sujeito e não objeto. ”Nós queríamos que as pessoas provassem um pouquinho do que a vida seria pelo ponto de vista da Harley,” Robbie diz. ”É apenas esse mundo brilhante, colorido, aguçado e fantástico.” Sua perspectiva distinta traz não somente confetes coloridos e discursos cantados, mas também uma classificação para adultos com violência maluca.

”Ela é muito feminina de um jeito muito superficial… Ao mesmo tempo, ela é tão fodona,” Yan diz. ”Eu gostei da tensão. Foi estimulante criar uma versão sem filtros da Harley Quinn.” Apesar de não ter filtro, ela tem uma bússola moral, reconhecidamente tão incoerente quanto o resto de sua visão do mundo. Em uma cena, enquanto ela invade um prédio para capturar Cassandra, ela usa armas não fatais (por exemplo: arma com saquinhos, bombas de glitter) para tirar todo mundo de seu caminho; ao longo do filme, os atos de violência realmente perturbadores e desnecessariamente cruéis ficam com os vilões (homens).

Mas não pense por um minuto que a Harley ficou boazinha – nossa anti-heroína de maria chiquinha ainda esmaga muitos ossos com uma alegria feminina. ”Eu acho que algumas vezes igualamos feminilidade com ser educada,” Yan observa, ”mas isso não é a mesma coisa.” Você pode apostar seu último prendedor de cabelo.

Fonte | Tradução & Adaptação: Equipe Margot Robbie Brasil