Margot Robbie, Christina Hodson e Cathy Yan conversaram com o Los Angeles Times sobre Aves de Rapina. Confira:

A produtora usava patins e carregava uma marreta enorme. Usando um macacão dourado-mostarda, maria chiquinha com cor de doce e um sorriso em seu rosto, ela passou por cima de seus inimigos acrobáticos, liderando mulheres ferozes em batalha.

Era o 50º dia de filmagem de Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa e o elenco e equipe estava trabalhando intensamente em um estúdio escuro no lote da Warner Bros. para conseguir uma coreografia de luta complexa em uma tomada só – uma briga envolvendo uma dúzia de atores e dublês em um carrossel rodeado com grandes mãos de acessório de cena.

Encolhida perto de um monitor está a diretora Cathy Yan, examinando cada batida da câmera rodando enquanto capturava suas heroínas lutando em sincronia fluida. Ela pediu ajustes para o cinematógrafo Matthew Libatique. O carrossel precisava ser cuidadosamente reiniciado cada vez. O relógio estava correndo.

No fundo de sua mente, Margot Robbie calculava a agenda do dia entre cada grito de ”Ação!” e ”Corta!”, mas a produtora e estrela ainda estava se divertindo muito. Depois de um tempo, eles conseguiram a cena, e ela parou para beber água enquanto a equipe de dublês ensaiava a próxima cena.

”Esse é nosso escritório,” ela disse com um sorriso, sem sinal dos inchaços e bolhas que acumulou nos meses interpretando a anti-heroína maníaca Harley Quinn no blockbuster de ação. ”Esses somos nós indo trabalhar hoje! É insano o quanto somos sortudos.”

Era uma vez em Burbank, nesse mesmo estúdio, Busby Berkeley transformou os dançarinos de Rua 42 em pintura, Bogart e Bergman viajaram para Casablanca e Judy Garland colocou seu coração e alma em Nasce Uma Estrela. Nessa tarde agradável em março, o estúdio foi transformado em um parque temático chamado de Booby Trap, uma casa de horrores decadente onde Harley e suas novas amigas enfrentam um exército de bandidos em Aves de Rapina.

Introduzida pela primeira vez para o público do cinema no filme da DC Esquadrão Suicida, a popular agente do caos de Robbie narra sua própria história em Aves de Rapina. Mas não foi fácil tirar a Harley de seu famoso ex namorado, um cara que Hollywood está tão obcecada que a Warner Bros. dobrou sua presença nas telonas ao escalar Joaquin Phoenix em Coringa – uma aposta que se pagou com 11 indicações ao Oscar. Quando Robbie apresentou a ideia pela primeira vez para um filme da Harley Quinn, o estúdio queria saber o quanto do Coringa estaria na história.

A resposta de Robbie: Nada.

”A Harley é consumida completamente pelo Coringa,” ela disse. ”É tudo ou nada. Ou faremos um filme sobre a Harley e o Coringa ou o Coringa não pode estar lá, porque se houver apenas uma olhada rápida nele, esse seria o foco completo dela. Então foi realmente importante começar o filme com a declaração que ele não está na história – por bem ou por mal.”

Escrito por Christina Hodson (Bumblebee), Aves de Rapina, estreando quinta-feira, é um filme solo brilhantemente frenético, com classificação para maiores, onde Harley, cambaleando do seu término com o Coringa, se redescobre e se junta com um novo esquadrão de irmãs: Canário Negro (Jurnee Smollett-Bell), Caçadora (Mary Elizabeth Winstead), Detetive Renee Montoya (Rosie Perez) e a pivete de rua Cassandra Cain (a novata Ella Jay Basco).

Em algum lugar por aí no mesmo Universo Estendido da DC, Batman, Mulher Maravilha e Super-Homem estão lutando para salvar o mundo, provavelmente. Na esquina da Harley em Gotham, as Aves de Rapina possuem preocupações mais imediatas na forma do chefe do crime Roman Sionis (Ewan McGregor), um narcisista rico e volátil cujo o braço direito Victor Zsasz (Chris Messina) possui uma tendência a cortar rostos.

Aos 29 anos, Robbie já é uma A-lista em Hollywood e duas vezes indicada ao oscar, por Eu, Tonya, que ela também produziu, e O Escândalo, que ainda está em exibição nos cinemas. Neste filme, ela está dando um grande pulo na carreira ao produziu seu primeiro filme de estúdio por seu próprio banner, LuckyChap Entertainment, e tendo poder criativo sob seu maior papel principal até agora. E assim como a Harley, ela trouxe mais mulheres para a jogada.

Foi enquanto ela estava fazendo Esquadrão Suicida, que mostrou a personagem presa em um relacionamento tóxico com o Coringa de Jared Leto, que Robbie começou a se perguntar: O que seria mais para Harley Quinn? Trocando a camisa Daddy’s Lil’ Monster com uma estampada com seu próprio nome, Aves de Rapina mostra Harley liberada do feitiço do seu ex, ajudando a criar a órfã Cass e, de um jeito, formando sua própria Liga da Justiça.

Cinco anos atrás, quando ela estava fazendo Esquadrão Suicida, ela se encontrou com a roteirista Hodson para uma reunião com café que se transformou em café da manhã com pizza e mimosas. Muitas mimosas. Elas começaram um laço instantâneo, descobrindo que elas possuíam os mesmos gostos, senso de humor e história, e Robbie apresentou sua ideia para um filme da Harley Quinn com um grupo de garotas.

”Assim que ela disse isso, eu estava dentro,” disse Hodson semana passada em Hollywood, se juntando à Robbie e Yan antes da turnê de divulgação mundial do filme. ”O álcool ajudou.”

Robbie concordou, rindo: ”As ideias estavam fluindo.”

Hodson escreveu um roteiro e em 2018 o estúdio deu o sinal verde. Elas só precisavam de um diretor.

Separadamente, elas duas conheceram Yan, uma cineasta independente relativamente desconhecida que tinha acabado de estrear seu primeiro filme, Dead Pigs, no Sundance em janeiro. O drama em chinês sobre estranhos negociando em uma China que está se modernizando rapidamente apareceu no radar delas após o festival.

Yan se encontrou com Hodson, e então com Robbie, e fez uma montagem para comunicar ao estúdios as ideias e direções visuais que ela previu para o filme visto por lentes femininas modernas e inteligentes.

A montagem incluía, de acordo com Yan, o tratamento facial vampírico de Kim Kardashain, propostas de The Bachelorette, um comercial da De Beers e um remix de Diamonds Are a Girl’s Best Friend, que acabou entrando no filme em uma sequência musical. Ela não está certa se sua visão era muito maluca ou maluca o bastante, mas por volta de abril a diretora conseguiu o trabalho em uma época onde poucas pessoas fora do Sundance tinham visto seu primeiro filme.

Todas as três estavam determinadas a fazer Aves de Rapina um filme de ação irreverente, estranho, fantástico e com classificação para maiores que parecia verdadeiro à experiência feminina enquanto brincava com as regras da DC Comics. Entre suas esquisitices favoritas da Harley no filme: Seu affair obsessivo com o sanduíche de ovo perfeito. As cineastas riram.

”Passar uma parte inteira de um filme sobre um sanduíche de ovo pareceu uma ideia fantástica para todos nós,” Robbie disse.

”Nós três sabíamos exatamente qual sanduíche de ovo queríamos,” Hodson adicionou. ”Nós queríamos um de $2 dólares de Nova York, enrolado em um papel amassado com um pouco da folha -”

”Eu disse, ‘Eu quero ver o queijo escorrendo… e por que estamos cortando sem ver a gema? Você está louco?” Robbie disse.

Hodson sorriu. ”Foi bem sexy.”

Mais importante, todas queriam as mesmas coisas para a jornada emocional da Harley. Começando com as consequências de seu término, Aves de Rapina revelaria mais de quem é a Harley para um público que poderia amá-la desde Esquadrão Suicida, mas ainda não a conhecem tão bem.

Em Aves de Rapina, nós assistimos a antiga Dr. Harleen Quinzel cuidar de seu coração partido com festas e caos, e nós também vamos para casa com ela para o apartamento desarrumado que ela divide com sua hiena de estimação, Bruce, nomeado ”em homenagem ao gostosão do Wayne.” Ela corta seu próprio cabelo no espelho e afoga suas mágoas em Easy Cheese enquanto chora e veste um macacão.

Ela questiona quem ela era e quem ela quer ser, e algumas vezes isso significa deitar no sofá e assistir desenhos animados com um pote de Froot Loops.

Harley Quinn: Ela é como nós.

Bom, mais ou menos. A Harley possui habilidades de luta letais, instintos assassinos e uma coragem sem filtro. Em uma cena, Harley é impulsionada pelo carro de um inimigo em alta velocidade enquanto anda de patins antes de pular no teto do veículo, onde ela continua a lutar contra uma variedade de bandidos.

Robbie fez suas próprias cenas de ação presa aos cabos de segurança enquanto membros da equipe e Hodson olhavam ansiosamente. A própria Harley pode encontrar vulnerabilidade emocional o maior adversário para se enfrentar.

”Você tem medo por sua alma nesse filme. Ela não tem a proteção do Coringa que ela tinha em Esquadrão Suicida,” Hodson diz. ”Aqui ela está começando em um lugar e terminando em outro e no percurso dessa jornada, a pergunta é: Ela vai terminar com sua alma intacta?”

A antiga presidente de marketing mundial e distribuição da Warner Bros., Sue Kroll, serviu como produtora em Aves de Rapina ao lado de Robbie e Bryan Unkeless após trabalhar nas campanhas anteriores de $5 bilhões do Universo Estendido da DC, que começou em 2013 com Homem de Aço. Ela diz que o que difere a Harley de seus precedentes de super-herói é exatamente o ponto de Aves de Rapina.

”Fez sentido completo para mim anos atrás começar com os personagens maiores e mais conhecidos como o Batman e o Super-Homem e assim vai,” Kroll disse. ”Enquanto acho que é uma mudança de onde eles estavam, eu também acho que é uma progressão e uma evolução muito natural que é uma exploração justificada da grande variedade de personagens nesse mundo que as pessoas querem desesperadamente ver.”

Fresco e frenético, Aves de Rapina também introduz novas personagens nos filmes da DC, cada uma em sua própria jornada: Smollett-Bell é uma cantora que virou capanga, Winstead quer vingança, e Perez como Montoya é uma policial teimosa muito cabeça dura e feminina para seus colegas no batalhão.

Robbie ficou especialmente impressionada com Basco, de 13 anos, que faz sua estreia no cinema como Cassandra, uma ladra de rua que fica encrencada após roubar do cara errado. A dinâmica mentora-aprendiz que desenrola entre Harley e Cass, diz Robbie e Hodson, foi parcialmente inspirada no suspense de 1994 Léon: O Profissional.”

”Ela é tão habilidosa e multitalentosa,” disse Robbie, que ficou impressionada ao descobrir só depois que sua colega de elenco mais nova foi escalada para o elenco que ela é sobrinha do ator de Hook – A Volta do Capitão Gancho, Dante Basco, um ícone da infância de Robbie. ”Ela sabe desenhar, cantar… Ficávamos tipo, ‘O que vocês fizeram nesse fim de semana? Eu assisti Love Island e fiquei bêbada com meus amigos.’ E ela dizia, ‘Eu gravei uma música com meu primo. Vocês querem ouvir?’”

Unkeless, que trabalhou com Robbie anteriormente em Eu, Tonya e na série do Hulu Dollface, que ela também produziu, descreveu a motivação extra que vêm quando sua atriz principal está investida na produção inteira.

”O que as pessoas não percebem é que a atuação é só um aspecto da produção inteira que ela está administrando,” ele disse em um email. ”Antes de entregar uma única cena, ela trabalhou incontáveis horas com a roteirista, negociou o orçamento com o estúdio, contratou o elenco e equipe e graciosamente cuidou deles, treinou incansavelmente nas cenas de ação,” ele disse. ”Como você pode ser desleixado quando sua estrela se importa tanto?”

Robbie apontou o valor de trazer colaboradores que compartilhavam sua visão, a de Hodson e a de Yan, incluindo o designer de produção K.K. Barrett (Marie Antoinette, Ela), a figurinista Erin Benach (Drive, Nasce Uma Estrela), o cinematógrafo indicado ao Oscar Matthew Libatique (Cisne Negro, Nasce Uma Estrela) e o coordenador de ação Jonathan Eusebio da 87Eleven Action Design, que treinou as atrizes para fazerem muitos de suas próprias cenas de ação.

”Foram as pessoas que entraram e perguntaram sobre personagens, perguntaram sobre o mundo, mesmo que não pertencesse diretamente ao seu departamento, porque no final tudo acaba pertencendo,” disse Robbie, que também produziu o suspense Promising Young Woman e irá reprisar o papel da Harley Quinn em 2021 em The Suicide Squad.

”Desse jeito, nós construímos esse grupo colaborativo,” ela disse. ”E ao fazer isso, de repente ser produtora de um filme de estúdio não é tão assustador porque você tem uma ótima equipe de pessoas que você ama e respeita…”

”Quase como uma equipe de super-heróis,” Hodson entrou dramaticamente na conversa, arrancando risadas de Robbie e Yan. ”Quase como… Aves de Rapina.”

Fonte | Tradução & Adaptação: Equipe Margot Robbie Brasil