Kate Young, estilista da Margot, contou para a Vogue como foram os preparativos para o Oscar com um vestido vintage da alta costura da Chanel. Confira:

A atriz indicada ao Oscar, Margot Robbie, e sua estilista poderosa de Hollywood, Kate Young, sabiam meses atrás que o vestido que ela iria usar no Oscar em fevereiro seria vintage, e isso só poderia significar uma coisa: alta costura da Chanel.

”Nós descobrimos esse vestido longo dos anos 90 nos arquivos da Chanel em dezembro de 2019. É muito similar ao vestido curto que Claudia Schiffer usou no desfile da coleção de primavera/verão de 1994 de Karl Lagerfeld, mas foi feito para um cliente, então é verdadeiramente único,” Young conta para a Vogue. ”Parecia muito a Margot – parecia muito legal.”

A aparição de Robbie no Oscar de 2020 não é a primeira vez que uma atriz de Hollywood optou por usar um vestido longo que já foi amado antes. Caso em questão: o vestido Valentino da coleção outono/inverno de 1992 que Julia Roberts usou em 2001. Young também foi a mente por trás do Dior da coleção de primavera/verão de 1954 que Natalie Portman usou para a cerimônia em 2012. A importância de um vestido vintage de alto perfil nos prêmios deste ano acrescentou pungência, no entanto, com o clima em estado de crise.

”O documentário de 2015 de Andrew Morgan, The True Cost e cada artigo que tem sido escrito sobre o sistema da moda tem afetado o jeito que todos pensamos sobre roupas,” a estilista explica. ”Eu coleciono peças vintage, então fico animada quando algo parece super novo quando é velho. E mais, eu amo tudo dos anos 90 agora.”

O vestido em si possui uma ligação com uma história pessoal da moda, a de sua dona original, assim como um vislumbre dos cofres. ”Nós sabemos de quem o vestido era originalmente porque a Chanel possui livros escritos à mão. Quando eu pego um vestido do arquivo de alta costura da casa para a Margot usar, temos que escrever no livro para quem é e quem está pedindo, o que eu acho muito legal,” Young revela. ”Para mim, isso ressalta que as roupas realmente especiais possuem uma vida que é longa e romântica.”

Os registros feitos pelas casas de alta costura ocasionalmente começam encontros da vida real, como a estilista e Natalie Portman descobriram quando conheceram a neta da mulher que originalmente era dona daquele vestido em particular da alta costura da Dior que a atriz usou em 2012 por acaso em Paris. ”Ela veio até nós e disse, ‘Você usou o vestido de debutante da minha avó no Oscar!’”

O look de alta costura vintage de Robbie não possui pouco drama ou nostalgia dos anos 90. ”É um vestido sem alças de chiffon à meia-noite, com uma saia esvoaçante e faixas nos braços (completadas com laços da Chanel), que possuem chiffon saindo deles, então parece um look com ombros-caídos,” Young explica sobre sua descoberta vintage.

A maquiagem também apoia a preferência de Robbie sobre o glamour discreto. ”Margot é tão divertida e descontraída, mas ela não é uma princesa do gelo intocável, e isso é mostrado. Seria estranho se ela aparecesse completamente montada, mas ela vai estar de batom vermelho.”

No momento em que a atriz pisa no tapete vermelho do Oscar, o importante ponto de vista 360 entra em cena. Na parte de trás do vestido, para a oportunidade de foto olhando por cima do ombro, há por volta de cem botões pequenininhos.

No entanto, o detalhe de parar o coração no vestido está no bustiê. ”Tem uma joia no vestido, uma Lápis-lazúli circular, com ouro e pérolas e um pendão de pérolas – que é o ponto focal, o que significa que não adicionamos muitas joias no look.” Aproxime-se, no entanto, para uma das maiores tendências de acessório da nova década: ”Margot possui um anel de pérolas incrível da Chanel e ela vai usar brincos pequeninhos de pérolas.”

A obsessão por pérolas confessada pela estilista vem ser parte de um renascimento maior, tanto no tapete vermelho quanto fora. ”Elas eram associadas com mulheres mais velhas e rígidas, e agora ninguém mais usa pérolas por tanto tempo que elas parecem novas e mais modernas que diamantes, que agora possivelmente possuem um problema de eco e podem “aparecer demais”. Agora, existe um tipo em Hollywood que está super feliz com a ostentação, mas também há um tipo que quer ser mais discreto e as pérolas se encaixam nisso.”

O acessório que você não verá no tapete vermelho? Os saltos vertiginosos de Robbie. ”Eu realmente amo uma plataforma tão alta quanto podemos para dar altura se você não vai ver muito dos sapatos.”

Também não haverá uma troca de vestido em alta velocidade quando a cerimônia acabar, já que a atriz está com a noite agendada. ”Ela não vai parar as festas, ela está no meio de uma filmagem e precisa ir diretamente para o set.”

”Esse é um dia bem direto para mim já que só tenho uma cliente no Oscar esse ano, o que nem sempre é o caso. Parece muito luxuoso!” Young conta para a Vogue. ”Dito isso, eu sempre sinto uma angústia, então eu não consegui dormir e acordei super cedo.”

Para a estilista, que possui clientes como Selena Gomez e Michelle Williams, o dia do Oscar vem com rituais. ”Eu geralmente tomo café da manhã com a minha equipe, e então vamos juntos para a casa da Margot para começar às 11h45 da manhã. Vamos pedir almoço em casa, porque o cabelo e a maquiagem demoram.” O resto da tarde passa tão glamourosamente quanto você espera. ”Tomamos champagne e fazemos uma mini sessão de fotos antes que a Margot saia.”

Assim que Robbie está a caminho, Young e sua equipe ligam a TV e, junto com o resto do mundo, assistem o tapete vermelho com ansiedade. ”É sempre divertido assistir ao Oscar juntos e falar sobre os looks e vestidos das pessoas.”

Os momentos finais da cerimônia marcam o final de seis semanas cansativas para os estilistas de Hollywood. ”Sempre há um ar de celebração no Oscar quando você passa pela temporada de premiações, porque é o final. Os cabeleireiros e maquiadores, assessores de imprensa, assistentes – nós nos vemos o tempo todo e não vamos fazer isso novamente por um tempo. Existe algo ótimo sobre isso, porque nós todos queremos tirar férias. Mas também há um momento onde dizemos, ‘Vou sentir falta de vocês, pessoal!’”

Fonte | Tradução & Adaptação: Equipe Margot Robbie Brasil