Margot Robbie e Allison Janney foram questionadas pelo Metro US sobre o tom das cenas de violência doméstica apresentado no filme. O diretor Craig Gillespie também comentou sobre o assunto com o site. Confira:

Enquanto as críticas de I, Tonya tem sido positivas em sua maior parte, tanto que o filme atualmente possui uma nota de 90% de aprovação no Rotten Tomatoes, mas houve descontentamento com a sua representação da violência doméstica.

Alguns críticos atacaram o filme por tentar dar um ar de comédia para o abuso que Tonya Harding recebe repetidamente, primeiramente por sua mãe LaVona (Allison Janney) e então seu marido Jeff Gillooly (Sebastian Stan). Quando eu conversei com Craig Gillespie, Margot Robbie e Allison Janney para conversar sobre I, Tonya, os três admitiram que lidar com o assunto da maneira correta era de maior importância para eles.

“Foi o que eu mais estava preocupado,” Craig Gillespie admitiu. “Porque é tão abominável no filme. Mas lendo o roteiro e querendo conhecer a personagem de Tonya, eu sabia que não poderia ocultar isso. Precisa ser brutal porque realmente informa sobre as escolhas da vida dela. Grande parte da minha primeira conversa com a Margot foi, ‘Como essa interação entre eles deve acontecer? O quanto ela pode retrucar?’ Nós precisávamos achar o ator certo para interpretar o Jeff, para que então, pudéssemos ter acesso a ele, sentir empatia, tentar entender esse ciclo de, ‘Por que eles continuam voltando um para o outro?'”

“A violência doméstica é prevalente no roteiro, e nós estávamos muito conscientes sobre representar isso da forma certa,” Robbie, que produziu o filme e estrela como Tonya Harding adicionou. “Nós queríamos respeitar o problema, mas também não queríamos suavizá-lo. Foi um grande parte de sua vida e nós não podíamos fingir que não era. Não estaríamos fazendo justiça a história e nem a ela. O filme mostra a natureza abusiva repetitiva, para algumas pessoas, e o ciclo viciosa que pode se tornar.”

Um dos momentos chave das filmagens foi quando Craig Gillespie decidiu experimentar com Tonya falando diretamente com a câmera sobre ser atacada por Jeff.

“Nós tivemos a ideia de quebrar a quarta parede durante as filmagens para aquelas cenas violentas. Aquilo não estava no roteiro. Porque isso mostrava que ela estava tão acostumada com isso e estava anestesiada. Mostrava o quanto ela estava desconectada do que estava acontecendo na sua vida, tanto que ela consegue falar disso conosco. Então isso reforçou seu estado mental.”

“Ao quebrar a quarta parede, nós queríamos que o público soubesse que, de certo modo, ela está bem,” Robbie adicionou. “Que ela está desconectada emocionalmente. Isso tornou as coisas mais fáceis de serem feitas.”

“Há momentos que realmente confrontam. Eu estava preocupada que nós poderíamos ter ido longe demais e que nunca conseguiríamos que o público voltasse para Jeff e Tonya. Mas Craig fez um bom trabalho ao fazer as pessoas perdoarem o Jeff, e deste modo você pode entender o ciclo repetitivo desses relacionamentos.”

Allison Janney, que recebeu muitos elogios por sua performance como LaVona, tanto que ela é uma possível ganhadora para vários prêmios de Melhor Atriz Coadjuvante, também admitiu que ela teve dificuldades de entender a mentalidade de sua personagem por causa de suas ações. Apesar de que de primeira ela estava animada para interpretar uma pessoa tão ruim.

“Eu passei por fases. De primeira eu fiquei tipo, ‘Mal posso esperar, isso é tão emocionante.’ E então eu fiquei, ‘Oh, merda, eu preciso fazer isso agora e entrar na mentalidade da personagem.’ Eu tive que tentar descobrir como justificar o que ela faz como mãe. Ela é uma mãe horrível. Mas eu encontrei um jeito ao ouvir as entrevistas e sabendo que tudo o que ela fez foi por sua filha. Para não torná-la frágil. Ela não estava tentando ser sua melhor amiga. Ela estava tentando fazer dela uma campeã. Eu consegui entender isso. E sabendo que essa mulher provavelmente veio de sua própria família abusiva. Abuso é cíclico. Se torna essa normalidade aterrorizante da vida.”

Fonte | Tradução e Adaptação: Equipe Margot Robbie Brasil